Tipos de Brincadeiras

No período em que as aulas param, as pessoas começam a ficar ociosas e apreensivas dentro de casa, buscam alternativas que lhes proporcionem prazer. Existem pais que por algum motivo não podem viajar no período de férias e nem colocar seus filhos em colônias para se divertirem.
Neste contexto, vivenciado por muitos estudantes, a melhor opção é projetar brincadeiras e passatempos dentro de casa. É necessário ter uma quantidade considerável de pessoas, por isso, reuna seus colegas para que se lembrem das brincadeiras como:
Morto-vivo: É estabelecido um mestre para comandar a brincadeira. Todas as pessoas devem ser colocadas em forma de círculo. Quando o mestre gritar vivo, deve-se permanecer de pé e quando gritar morto, deve-se abaixar. Quem fizer o movimento diferente do comando dado pelo mestre sai da rodada.
Telefone sem fio: Consiste em organizar cinco ou mais pessoas sentadas uma ao lado da outra formando um círculo. A brincadeira começa quando uma pessoa é escolhida para ser a primeira participante fala algo no ouvido do seu colega do lado e este passa a informação que recebeu para o colega seguinte e assim sucessivamente até que chegue no ouvido do último participante que está do lado de quem iniciou a brincadeira. Este fala o que ouviu em voz alta e se conseguir repetir o que foi falado originalmente pela primeira pessoa, a brincadeira recomeça, se a mensagem for diferente, este sai da brincadeira e aguarda a próxima rodada.
Passa-anel: Uma pessoa é escolhida para passar o anel para as demais, enquanto outra é escolhida para adivinhar onde o anel está. Com as mãos fechadas e com o objeto pequeno entre elas, vai passando pelas mãos dos demais participantes até que deixe o objeto nas mãos de alguém. Ao passar por todas as pessoas, deve-se acertar com quem o objeto está.
Estátua: Consiste em colocar várias pessoas para dançar uma determinada música. Em um momento a música é parada, nessa hora deve-se permanecer na forma com que se está. O mestre, ou seja, o dj vai até as "estátuas" e tenta fazer com que se mexam. Aquele que sorrir ou mexer é eliminado do jogo.
Elefante colorido: É escolhido um mestre para comandar a brincadeira. O mestre diz: “Elefante Colorido” e os outros respondem: “Que Cor?” o mestre então diz uma cor e então o grupo de pessoas deve pegar em algum objeto que tenha a cor determinada pelo mestre. Aqueles que não encontrarem a cor ou não conseguirem chegar até elas são eliminadas da rodada.
Essas brincadeiras além de divertir muito, faz com que um momento de monotonia se torne em uma saudável volta ao passado. 
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Férias escolares: alegria ou tormento?

Por Eliza Helena Ercolin

Terminaram as aulas, os filhos em casa. Nada de horários, lições, leva e traz da escola, enfim, missão cumprida. Muitos pais comemoram as férias dos filhos, pois elas representam um descanso para eles também. Fazem suas férias coincidirem com as escolares, apreciam conviver com os filhos, aproveitam para colocar os assuntos em dia, passeiam juntos. É hora de reunir a família. Outros, porém, não sabem o que fazer com os filhos em casa e se atrapalham, não planejam férias conjuntas, ficam ansiosos e acabam por desejar que o ano letivo comece logo.

As férias são importantes para as crianças e adolescentes refazerem-se do estresse causado pelas atividades escolares. Esse é um período que pode ser aproveitado pela família toda. Porém, se não for planejado, pode ser um pesadelo para todos. O ideal é que aqueles que gostam de participar ativamente da vida dos filhos planejem férias conjuntas ou pelo menos alguns momentos agradáveis com eles.

As férias são merecidas por todos: os que foram aprovados e mesmo os que não foram. Todos trabalharam o ano todo, fizeram os deveres, se empenharam. Alguns mais, outros menos. Férias devem ser férias. Nada de fazer os filhos estudarem em pouco tempo o que não conseguiram durante o ano letivo. Se a família puder ficar bem com todos juntos, ótimo. Se o convívio não é a melhor opção no momento, faça com que esse período seja agradável aos filhos. Planeje viagens, acampamentos ou deixe-os escolher o que desejam fazer. Forçar uma convivência quando não se está preparado pode colocar todos numa situação desagradável. Que todos tenham boas férias.

JÁ É VERÃO!


21/12    Início do Verão
                                                                                                                                     

De dezembro a fevereiro é verão no Brasil. Período de muito calor e chuva. É o momento de aproveitar o sol para fazer atividades ao ar livre. Ir à praia, jogar bola, andar de bicicleta, brincar de pique e muito mais!
E, depois de tudo isso, ao final da estação, todos estão bem bronzeados. Porém, se não tomarmos cuidado, isso pode ser perigoso. Você sabe por quê?
Ficar muito tempo exposto aos raios solares pode causar problemas à nossa saúde. Por exemplo, se pegamos muito sol e não bebemos bastante água podemos ficar com desidratação. Outro problema grave que pode afetar a saúde é o câncer de pele. Por isso, é recomendado só pegar sol até as dez horas da manhã e depois das quatro horas da tarde. Passar filtro solar e beber muito líquido também ajuda bastante.
Um verão bem animado para você!
Fonte:http://www.ibge.gov.br/7a12/voce_sabia

E aí criançada, vamos fazer origami?

  • Dobradura de papai Noel em formato de estrela: uma linda sugestão de atividade!





 Veja mais dobraduras clicando aqui.









 Veja mais dobraduras clicando aqui.

dobradura de bota do papai noel, dobradura de guirlanda de natal, dobradura de papai noel estrela, dobradura de árvore de natal


Fonte do texto: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/10/origami-de-papai-noel-em-formato-de.html#ixzz1gcq6VLu5

Alunos da EMEF “Professora Yolanda Biagioni Camargo” visitam Paço Municipal e prestam homenagem natalina

Um dos grandes projetos implantados pelo atual governo na Educação de Cerquilho foi a inclusão de aulas de inglês para alunos do ensino fundamental. E na última quarta-feira (7), os alunos da EMEF “Professora Yolanda Biagioni Camargo” durante visita ao Paço Municipal, apresentaram duas músicas natalinas em inglês ao prefeito Du Pilon e ao secretário municipal de Educação e Cultura, Osinaldo de Oliveira.

Du Pilon parabenizou a todos pela belíssima apresentação e exaltou a qualidade do ensino cerquilhense, sempre em busca de inovações que garantem a excelência.

.

PROJETO "CAMIMHOS DA ARTE"

         “Nada nesse mundo é incolor ou sem luz”

(Anita Malfati)


Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, Vol. 6, a “Arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo ensino aprendizagem...” A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência Humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.
O aluno de 1º ao 5º ano busca se aproximar das produções culturais de arte. Entretanto, tais interesses não podem ser confundidos com submissão aos padrões adultos de arte. A vivência integral desse momento autorizará o aluno à estruturar trabalhos próprios, releituras, com marca individual, inaugurando proposições autônomas que assimilam  influências e transformam o trabalho que desenvolvem  dentro do seu percurso de  criação nas diversas formas de arte.
A EMEF Profª Yolanda Biagioni Camargo”  considerando os diferentes caminhos da arte como: desenho, pintura, dança, teatro  e todas as possibilidades que os alunos têm para aprender o mundo, de reparar nos mínimos detalhes e de olhar com atenção, investe no Projeto “Caminhos da Arte”.

Os alunos puderam conhecer diversos artistas e dar asas a tudo que a imaginação de cada um permitia.


 ROMERO BRITTO


Olha a tuminha das professoras Lucinéia e Evanir analisando suas obras no Data Show...








Um trabalho que envolveu muita gente bonita!
Olha o 5º ano A da professora Cássia...
Cada aluno dedicou-se a uma obra do artista !











Senhores Pais ou Responsáveis,
                 Considerando que o mês de dezembro se aproxima comunicamos a critério de organização familiar o cronograma abaixo:
         As aulas seguem normalmente até o dia 16 de dezembro.

·        Reunião de pais:
          12 de dezembro às 18 horas para o período da TARDE

·        13 de dezembro às 18 horas para o período da MANHÃ

Equipe Gestora



A E.M.E.F. "Profª Yolanda Biagioni Camargo" comunica o cronograma da formatura do PROERD:
  • data: 02/12/2011
  • horas: 18h
  • local: Ginásio de Esportes"Mário Pilon"
  • os alunos deverão comparecer às 17h 30min, devidamente uniformizados (camiseta PROERD e calça jeans).
Equipe Gestora da Escola Yolanda.




Entrega de camisetas aos formandos do PROERD 


SARESP


 
 

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP – é uma avaliação externa da Educação Básica, realizada desde 1996 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP.
 O SARESP tem como finalidade produzir informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.
Desde 2007, os resultados da avaliação do SARESP em Língua Portuguesa e em Matemática são passíveis de comparação com aqueles da avaliação nacional (Saeb/Prova Brasil) e aos resultados do próprio SARESP ano após ano. Dessa maneira, as informações fornecidas pelo SARESP permitem aos responsáveis pela condução da educação, nas diferentes instâncias, identificar o nível de aprendizagem dos alunos de cada escola nos anos/séries e habilidades avaliadas, bem como acompanhar a evolução da qualidade da educação ao longo dos anos.
Nos dias 29 e 30 de novembro de 2011 serão avaliadas todas as escolas estaduais e algumas municipais na modalidade de ensino regular, mediante a aplicação de provas aos alunos do 3o, 5o, 7o e 9o anos do Ensino Fundamental – EF
Informamos também que a avaliação do SARESP ocorrerá em horário normal de aula e desejando à todos os participantes uma boa prova.

Diretora Fátima com a aplicadora Profª Cecília


A avaliação correu com muita tranquilidade.


A Supervisora Marli, juntamente com a Vice-diretora Silvia e a Coordenadora Maria Aparecida
acompanharam cada passo desse dia tão imporatnte para a escola.

Momento da entrega das avaliações e lacre do material, tudo sob os olhos dos alunos e pais que nos ajudaram confirmando a fidelidade do processo. 

O Encantador de histórias


 
“O Encantador de histórias”
Obras de Silvia Delázari por Vanderson Aranha
 
Um dia de histórias e encantos, foi o que nos proporcionou o Contador de Histórias, Vanderson Aranha.
No dia 18 de novembro, Vanderson nos ajudou na conclusão de mais uma etapa do Projeto “Leitura e Produção de Textos”.
Contando e cantando com os alunos, dramatizou obras da autora Silvia Delázari Ferreira como:"Bichinhos solidários", "Um porquinho diferente" e “Catarina, a tartaruga poetisa”.
 A Escola Yolanda agradece o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura  e da Contexto Livraria e Papelaria, parceiros em nosso projeto.
Juntos, Silvia e Vanderson desenvolvem trabalhos pela Editora Adonis.

Veja alguns momentos do evento...