PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Entendento o Pacto
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Neste momento o município de Cerquilho atende ao chamado do Governo Federal e se mobiliza para esta importante tarefa. Nos dois próximos anos, os professores da Escola Yolanda, 1º ano-Gláucia, Luciane, Maria Lima e Nelma, 2º ano-Rozeli, Luiz Carlos e Andrieli, 3ºano-Janice e João, passarão por cursos de aperfeiçoamento, pois este compromisso também é nosso, aliás de todos os brasileiros.

Cardápio: Semana de 27/05/2013 a 31/05/2013

2ª Feira 27/05/13-·       Pão c/ Carne Moída e Suco 

3ª Feira 28/05/13-·       Risoto de Carne c/ Legumes,    Salada de Alface e Banana

 4ª Feira 29/05/13-·       Sopa de Macarrão c/ Frango e Legumes e Maçã

5ª Feira 30/05/13- FERIADO NACIONAL

6ª Feira 31/05/13- PONTO FACULTATIVO

OBS: Cardápio sujeito a alterações conforme condições de consumo.


FIQUE ATENTO


Doenças da Pele
Escabiose (Sarna)
O que é?
A escabiose ou sarna é uma doença parasitária, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei (foto). É uma doença contagiosa transmitida pelo contato direto interpessoal ou através do uso de roupas contaminadas. O parasita escava túneis sob a pele onde a fêmea deposita seus ovos que eclodirão em cerca de 7 a 10 dias dando origem a novos parasitas.
Manifestações clínicas
A doença tem como característica principal a coceira intensa que, geralmente, piora durante a noite. A lesão típica da sarna é um pequeno trajeto linear pouco elevado, da cor da pele ou ligeiramente avermelhado e que corresponde aos túneis sob a pele. Esta lesão dificilmente é encontrada, pois a escoriação causada pelo ato de coçar a torna irreconhecível. O que se encontra na maioria dos casos são pequenos pontos escoriados ou recobertos por crostas em consequência da coçadura. É possível a infecção secundária destas lesões com surgimento de pústulas e crostas amareladas.
As lesões atingem principalmente os seguintes locais: abdomem, flancos, baixo ventre, umbigo, pregas das axilas, cotovelos, punhos, espaços entres os dedos das mãos e sulco entre as nádegas.
Nos homens, localização característica são os genitais, onde formam-se lesões endurecidas e elevadas no pênis e na bolsa escrotal, que coçam muito. Nas mulheres, é comum os mamilos serem afetados pela doença. Nos bebês, o acometimento das plantas dos pés e palmas das mãos é frequente.
A escabiose raramente atinge a pele do pescoço e da face, exceto nas crianças, em quem estas regiões podem também ser afetadas.
Tratamento
O tratamento da sarna consiste na aplicação de medicamentos sob a forma de loções na pele do corpo todo, do pescoço para baixo, mesmo nos locais onde nao aparecem lesões ou coceira. Após terminada a primeira série do tratamento, este deve ser repetido uma semana após, para atingir os parasitas que estarão deixando os ovos. Medicamentos para o alívio da coceira devem ser utilizados, porém não são os responsáveis pela cura.
O tratamento também pode ser realizado por via oral, sob a forma de comprimidos tomados em dose única. Pode ser necessária a repetição após 1 semana. Em casos resistentes ao tratamento, pode-se associar os tratamentos oral e local.
As roupas de uso diário e as roupas de cama devem ser trocadas todos os dias, colocadas para lavar e passar a ferro. Todas as pessoas da casa que tiverem qualquer tipo de coceira devem se tratar ao mesmo tempo, para evitar a recontaminação. As unhas devem ser escovadas com sabonetes apropriados para a retirada de parasitas ali depositados pelo ato de coçar.
Para evitar a doença não use roupas pessoais, roupas de cama ou toalhas emprestadas, evite aglomerações ou contato íntimo com pessoas de hábitos higiênicos duvidosos.
Em pessoas com bons hábitos higiênicos, a sarna pode ser confundida com outras doenças que causam coceira, devendo o diagnóstico correto ser realizado por um médico dermatologista que indicará o tratamento ideal para cada caso.
Colaboração: Dr. Roberto Barbosa Lima - Dermatologista

REUNIÃO DE PAIS


 Srs. Pais ou Responsáveis:
A equipe da EMEF Profª Yolanda Biagioni Camargo informa que  haverá Reunião de Pais:

  • 13/05- Reunião somente para os 5ºs Anos (MANHÃ e TARDE)
  • 14/05- Reunião para as turmas do período da manhã (1º ao 4º ano)
  • 16/05- Reunião para as turmas do período da tarde (1º ao 4º ano)
           Horário: 18 horas
Sua presença é muito importante!
TEATRO PIOLHO

Nesta sexta-feira, mais uma ação de combate ao piolho.
Os alunos da Escola Yolanda receberam com muito carinho e atenção, o grupo da Vigilância Epidemiológica, coordenado pela senhora Marlene Aparecida  Noqueli Dante.
Assistiram um teatrinho de fantoches focado na prevenção e cuidados que as crianças devem ter com o piolho.
Após a apresentação o microfone foi aberto para perguntas pertinentes ao assunto.
Nossos agradecimentos a Equipe pela contribuição dada aos alunos no combate da pediculose.