E.M.E.F. "PROFª YOLANDA B. CAMARGO REALIZA HTPC NA SALA DE INFORMÁTICA


Os professores da EMEF "Profª Yolanda Biagioni Camargo" tiveram a oportunidade de participar de um HTPC coletivo na Sala de Informática, da própria escola, sob a orientação do orientador pedagógico de tecnologia educacional Kleber F. Paiva que passou aos professores diversos conteúdos educacionais.
 
O material pedagógico disponibilizado nas 31 estações da Sala de Informática poderá ser utilizado pelos professores como material interdisciplinar ou mesmo como parte complementar do conteúdo pedagógico trabalho em sala de aula.
 
Tão importante quanto nossas crianças terem uma educação de qualidade em sala de aula é fornecer subsídios básicos para que ela aprimore cada vez mais o conteúdo abordado. Indiretamente nossos educandos estarão aprendendo conceitos tecnológicos e aplicando em atividades diversas.



O AUTOR NA ESCOLA



No dia 13 de abril, como complemento do Projeto interno "Caminhos da Arte", recebemos a visita da Professora Nereide Schilaro Santa Rosa que encantou todos os presentes com as imagens e análise de obras de arte. 
A professora Nereide é escritora, pedagoga e arte-educadora, sua obra é direcionada à cultura e as artes em geral. Ganhadora do Prêmio Jabuti de 2004 e vários prêmios da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil com a Láurea Altamente Recomendável. Desde o seu primeiro livro infanto-juvenil, Villa Lobos, publicado pela Callis Editora na Coleção Crianças Famosas(1994), Nereide já publicou quase cinquenta títulos até o momento. 
 Agradecemos o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Contexto Livraria & Papelaria.
Coordenadora Maria Aparecida C. Tófolli, Diretora Maria  Inês Bellucci, Vice-diretora Silvia R. Manis, Diretora Maria Inês Mazzer, Diretora Fátima Ap. F. S. Silveira,  Supervisora de Ensino Marli de Nadai, Secretária da Cultura de Laranjal Pta Silvana Pires Frangueli, Escritora Nereide S. Sta Rosa e seu esposo e Lucilia Lacerda.
Palestra da autora






Releituras de obras de arte feitas por alunos








DESFILE 3 DE ABRIL

A EMEF Professora Yolanda Biagioni Camargo de acordo do o tema Vida Saudável, desenvolveu a proposta: Alimentação saudável.
    Abriu o desfile com os alunos distribuindo  receitas fáceis e saudáveis.
    Apresentou a faixa alimentos ricos em vitaminas. Logo após as camponesas apresentaram cestas de frutas, lembrando-nos a importância de inserir frutas na complementação alimentar diariamente.
    Os alunos dos 1ºs Anos apresentaram a variedade das frutas existentes em nossa mesa, incentivando o consumo das frutas de época.
    Considerando ainda a importância dos legumes na alimentação, os alunos dos 2ºs Anos trouxeram os legumes mais utilizados em nossa cultura alimentar.
    Os alunos dos 3º s Anos apresentaram as verduras, indispensáveis para o bom funcionamento do corpo humano, porém, devem ser bem lavadas e consumidas frescas.
    Os alunos dos 4ºs Anos vestidos de embalagens apresentaram alimentos essenciais para a saúde humana: cereais e grãos, presentes no dia-a-dia de nossa alimentação.
  Os Alimentos Ricos Em Proteínas indispensáveis à construção e reconstrução dos músculos, ossos e dentes foram apresentados pelos alunos dos 5ºs Anos.
    Finalizando a participação da Escola Yolanda no desfile do aniversário de Cerquilho, lembramos que antes de manipular alimentos é preciso lavar bem as mãos.

PROJETO "PÁTRIA AMADA"

Tendo em vista a implantação do Projeto “Pátria Amada”, e reavivando o espírito patriótico presente em todos os brasileiros, todas as Escolas Municipais de Cerquilho realizaram a exposição e iluminação permanente das Bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do Município.
O Projeto teve início no dia 02/04/2012, onde algumas ações foram executadas:
A escola montou um pequeno cerimonial para a apresentação do Projeto e o hasteamento das bandeiras e executou com toda a comunidade escolar (Professores, alunos e funcionários, etc) o Hino Nacional Brasileiro, e o Hino à Cerquilho.
Desde então as bandeiras ficaram permanentemente hasteadas e iluminadas.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

Fonte:http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htmDiante disso, a Escola Yolanda realiza um trabalho diferenciado dentro do seu Projeto Meio Ambiente onde os alunos dos 5ºs anos realizaram atividades de pesquisa, confecção de cartazes e escreveram poesias..